6 de nov de 2015

  • Escritora cearense Tércia Montenegro vence prêmio literário nacional


    Lançado em 2015, Turismo para Cegos é o romance de estreia de Tércia, já reconhecida por suas crônicas, contos e literatura infantil


    Nascida em Fortaleza, Tércia Montenegro publicou, entre outras obras, o livro de contos O tempo em estado sólido (FOTO: Reprodução/Edições Demócrito Rocha)
    Nascida em Fortaleza, Tércia Montenegro publicou, entre outras obras, o livro de contos O tempo em estado sólido (FOTO: Reprodução/Edições Demócrito Rocha)
    A professora e escritora Tércia Montenegro, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, foi a vencedora do Prêmio Literário Biblioteca Nacional, na categoria Romance, com a obra Turismo para Cegos. A lista de vencedores foi divulgada terça-feira (3), no portal da Fundação Biblioteca Nacional.
    A escolha foi feita por uma comissão julgadora composta por três especialistas, que levam em conta os quesitos qualidade literária, originalidade e contribuição à cultura nacional. Concedido anualmente, o Prêmio BN abrange nove categorias, como romance, poesia, conto, ensaio literário, entre outros, premiando autores, produtores e projetistas gráficos.
    Sobre o livro
    Neste surpreendente romance de estreia, Tércia Montenegro tateia os caminhos que afastam e aproximam os indivíduos, revelando, com linguagem poética, um fluxo sinuoso de incertezas (FOTO: Divulgação)
    Em seu romance de estreia, Tércia tateia os caminhos que afastam e aproximam os indivíduos (FOTO: Divulgação)
    Lançado em 2015 pela editora Companhia das Letras, Turismo para Cegos é o romance de estreia de Tércia, antes já reconhecida por suas crônicas, contos e literatura infantil. O livro conta a história de Laila, jovem aluna de artes plásticas que tem os planos interrompidos por uma doença degenerativa que vai lhe custar a visão.
    À medida que a doença se torna mais grave, tarefas simples do dia a dia tornam-se desafios. É nesse contexto que surge Pierre, funcionário público aparentemente inexpressivo que passar a cuidar de Laila com grande dedicação.
    Leia um trecho do livro.
    A autora
    Nascida em Fortaleza, Tércia Montenegro publicou, entre outras obras, o livro de contos O tempo em estado sólido (São Paulo: Grua, 2012), que foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Crônicas e Contos, em 2013, além dos livros de crônica Os espantos (Fortaleza: Demócrito Rocha, 2012) e Dicionário amoroso de Fortaleza (Anajé: Casarão do Verbo, 2014).

  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Art. 5°, CF

    VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    Copyright @ 2014 Descobrindo as Verdades.