26 de out de 2015

  • Escola pública de Fortaleza é a melhor em incentivo à pesquisa científica


    Com 32 projetos inscritos, Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada no bairro Parquelândia, em Fortaleza, foi a vencedora do Prêmio na categoria Mérito Institucional


    /home/tribu/public html/wp content/uploads/sites/2/2015/05/unnamed
    Dos 1.900 inscritos, a Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, no bairro Parquelândia, foi a vencedora. (FOTO: Divulgação)
    Buscando revelar talentos, impulsionar a pesquisa no Brasil e investir em estudantes e jovens pesquisadores, o Prêmio Jovem Cientista, que teve sua 28º edição em 2014, teve seus vencedores anunciados no último dia 21, em Brasília.  Dos 1.900 inscritos, uma escola pública cearense conquistou o título de instituição de ensino médio que melhor incentivou a pesquisa científica no país.
    Com 32 projetos inscritos, Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira, localizada no bairro Parquelândia, em Fortaleza, foi a vencedora do Prêmio na categoria Mérito Institucional do ensino médio, que diz respeito a instituições que apresentaram o maior número de trabalhos científicos com qualidade.
    “Esta premiação reconhece escolas que incentivam a pesquisa científica junto aos estudantes do ensino médio, como é o caso da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira. Além do reconhecimento nacional, o Prêmio oferece um recurso em dinheiro para ser aplicado no melhoramento da infraestrutura (biblioteca e laboratórios) e dos equipamentos essenciais para a pesquisa científica”, ressalta a coordenadora do Prêmio Jovem Cientista, Vanessa Ronchi. A premiação para a escola cearense foi de R$ 40 mil.
    Para o coordenador da escola, Pedro Silva, esse tipo de premiação tira o estigma de atraso das escolas públicas. Ele garante que há uma preparação pedagógica na instituição para iniciar os alunos nas pesquisas científicas. “Temos uma equipe de professores voltados especificamente para a área científica. Tendo um bom estudo no ensino médio, a probabilidade de o aluno se tornar um bom profissional e ingressar em um curso superior é maior. É um incentivo a mais para os que estão chegando”, comenta.
    Prêmio faz parte do planejamento
    A realização dos projetos científicos na escola foi incorporada ao planejamento escolar em 2010. Nesse período, o Prêmio Jovem Cientista entrou para para o calendário escolar como atividade pedagógica. “Nós temos aulas de iniciação científica, e todos os anos fazemos uma feira nesse sentido, onde selecionamos os melhores trabalhos e inscrevemos. Dessa vez conseguimos ganhar”, comemora.
    Inaugurada há 58 anos, a EEEP Joaquim Nogueira optou em 2008 em inovar na metodologia, aliando o ensino médio regular à formação profissional. Atualmente, são oferecidos cursos como Enfermagem, Hospedagem, Informática, Segurança do Trabalho e Tradução e Interpretação em Libras.
    /home/tribu/public html/wp content/uploads/sites/2/2015/05/rescola3
    A realização dos projetos científicos na escola foi incorporada ao planejamento escolar em 2010. (FOTO: Divulgação/Governo do Estado)

    Prêmio Jovem Cientista
    O Prêmio Jovem Cientista é realizado desde 1981, e a cada edição é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, que atenda às políticas públicas e tenha relevância para a sociedade brasileira. Nesse período, tornou-se um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.

  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Art. 5°, CF

    VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    Copyright @ 2014 Descobrindo as Verdades.